É em Arouca que se localiza esta casa que foi pensada a partir da ruína de um espigueiro. Inserida na natureza, está rodeada de vegetação e tem por perto perto um rio. E foi a partir do espigueiro que Marta Brandão a idealizou. “Achei que tinha um potencial interessante para se fazer um novo projecto de arquitectura e para se transformar numa casa”, conta ao P3
É em Arouca que se localiza esta casa que foi pensada a partir da ruína de um espigueiro. Inserida na natureza, está rodeada de vegetação e tem por perto perto um rio. E foi a partir do espigueiro que Marta Brandão a idealizou. “Achei que tinha um potencial interessante para se fazer um novo projecto de arquitectura e para se transformar numa casa”, conta ao P3.
Com a ideia de criar uma casa rústica minimalista, Marta Brandão utilizou materiais como a madeira e o microcimento em tons “de areia”. Não tendo existido grandes dificuldades na execução do projecto, a arquitecta do gabinete Mima Housing Architects , conhecido pelas suas casas modulares pré-fabricadas , recorda que a “a subida exponencial dos preços da madeira” foi a única dificuldade que surgiu.
Um outro material que faz parte da assinatura da casa é a lousa, característica daquela região. Neste projecto, foi utilizada no telhado: “Andámos pelas ruínas das casas de Arouca a recolher a lousa para que ela já tivesse aquele aspecto envelhecido e aquela irregularidade toda no corte”, recorda Marta.
Um refúgio criado num local onde não existe “ruído visual”, uma vez que a casa está imersa na natureza — e, quem quiser, pode mesmo “experimentar essa sensação”, uma vez que a The Granary House está disponível para arrendamento temporário .
Texto editado por Amanda Ribeiro
A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos A casa situa-se em Arouca e foi projectada pelo gabinete Mimahousing Architects e por Marta Brandão. José Campos